O outono é uma das quatro estações do ano. Ela é uma estação de transição entre o verão e o inverno. É uma estação do ano com características climáticas mais intensas e marcantes nas zonas temperadas do planeta Terra.
Principais características climáticas:
- Ocorre queda gradual de temperatura na transição do verão para o outono e desta para o inverno.
- As chuvas, em muitas regiões do mundo, diminuem em quantidade e intensidade. Portanto, o outono costuma ser uma estação do ano mais seca (em relação ao verão e primavera). Porém, em outras regiões ele pode ser mais chuvoso e com presença de ventos.
- Em muitas regiões, como no sul e sudeste do Brasil, muitas árvores perdem suas folhas (estratégia para evitar a perda de líquidos nas raízes, caules e troncos). Antes disso, as folhas destas árvores começam a ficar com tom amarelado e avermelhado, causando um lindo visual paisagístico, associado a esta estação do ano.
- Em regiões mais próximas aos polos, pode ocorrer queda de neve no final do outono.
- Nas regiões próximas a linha do Equador, ocorrem poucas mudanças climáticas.
Cada estação do ano nos convida a novas posturas e nos oferece uma série de aprendizados para a vida. O outono, é uma época especialmente recheada de significados que podem enriquecer nossas percepções. Esse período chega logo após o verão, aquela estação de tempo quente, aberto, de plena luz e em que nossos movimentos tendem para o mundo externo. Não é à toa que para chegar a uma estação intermediária precisamos das "águas de março", uma chuvinha persistente que vai resfriando o tempo aos poucos.
O outono é uma época de transição entre os extremos de temperatura verão-inverno. Qual é a principal imagem que lhe vem à mente quando pensa em outono? É bastante provável que a maioria das pessoas responda a essa pergunta lembrando da clássica imagem das árvores perdendo suas folhas. Mas você sabe por que acontece essa perda? Se as árvores não as deixassem ir, não sobreviveriam à próxima estação. As folhas se queimariam com o frio do inverno e, assim, os ciclos de respiração da árvore se findariam bruscamente, o que resultaria no fim da vida. A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante."A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante."
O que a princípio pode parecer uma perda é na verdade um ganho: ela ganha mais tempo de vida, e chega renovada às próximas estações.
Reflita a partir disso: o que você precisa deixar ir, do que você precisa abrir mão para seguir firme para os próximos ciclos, para continuar a crescer? O outono é também estação de amadurecimento dos frutos. É o tempo de deixar ir inclusive os resultados de nossos esforços, para que novas forças possam gestar outros futuros projetos.
No outono, é importante questionar se o medo e a dúvida estão impedindo seus ideais maiores de serem realizados. Reflita se alguns comportamentos repetitivos lhe afastam do seu real potencial criativo. Talvez seja chegado o momento de tomar consciência e assumir uma atitude de compromisso consigo, desapegando-se daquilo que não lhe serve mais, daquilo que esteja impedindo seus passos rumo às próximas estações de seu crescimento.
Durante essa época é válido observar quais elementos em você precisam ser sacrificados para que o mais sagrado para sua vida seja preservado ou resgatado. Pense na palavra sacrifício a partir de sua etimologia: é um sagrado ofício, um trabalho, uma ação que possui um caráter sagrado, para além do superficial, que transcende o banal, que tem um significado maior.
Período do outono no Brasil e no hemisfério sul:
Início: 20 ou 21 de março
Término: 21 ou 22 de junho
Período do outono no hemisfério norte:
Início: 22 ou 23 de setembro
Término: 21 ou 22 de dezembro
Curiosidades:
- A palavra outono é de origem latina. No latim, ela significa “amadurecer”. Esse nome faz referência a época do ano destinado à colheita.
- As estações do ano já foram muito retratadas por músicos e artistas plásticos. O pintor italiano do século XVI Giuseppe Arcimboldo, por exemplo, pintou uma obra para cada estação do ano.
- As estações do ano também foram tema da grande obra (concertos para violino) “As quatro estações” de Antonio Vivaldi.