O Dia Mundial da Poesia é celebrado no dia 21 de Março. Foi criado na XXX Conferência Geral da Unesco em 16 de Novembro de 1999. No Brasil comemoramos o Dia da poesia no dia 14 de março, data escolhida em homenagem ao nascimento do grande poeta baiano Castro Alves.
O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.
Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. Algumas atividades que se destacam são:
- escrever um poema sobre o que sente
escrever poemas com os amigos
declamar poesias
reler os poetas e os poemas preferidos
colocar poemas em música
assistir a encontros de poetas
assistir a filmes sobre poetas
dizer às pessoas o que sente por elas
fazer de cada gesto um poema
A poesia é uma das sete artes tradicionais, e utiliza a linguagem humana para fins estéticos. Ela retrata uma história onde os fatos acontecem de acordo com a imaginação do autor, ou até mesmo do leitor, já que o sentido pode ser interpretado de várias maneiras.
A poesia possui dois gêneros poéticos, são eles o épico e o lírico. O poema épico geralmente possui um contexto narrativo, já o lírico pode ser curto, apenas para tratar um momento.
É possível que a poesia tenha começado a ser feita antes do tempo da escrita. Existem muitas obras antigas que parecem ter sido compostas para ajudar na memorização e na transmissão oral nas sociedades daquela época
O Dia Mundial da Poesia é hoje por todo o país com leituras, conferências, concertos, exposições, lançamento de discos e até com a inauguração de uma feira do Livro da Poesia. Na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, diferentes leituras, em português e crioulo de Cabo Verde, do poema “A Tabacaria”, escrito há 90 anos por Álvaro de Campos, vão estar no centro das celebrações do Dia Mundial da Poesia.
Ainda no CCB, decorre uma sessão de leituras, organizada pela Casa da América Latina, de poemas de Claribel Alegría (Nicarágua/El Salvador) e do escritor hispano-colombiano António María Flórez, que estará presente, como convidado especial.
Parabéns a todos voces poetas amigos (as) do Recanto das Letras, por este e todos os seus dias, obrigado sempre... deixo flores e meu carinho a todas poetisas e um carinhoso abraço a todos. Judd