Judd Marriott Mendes in Versus

O Sagrado que habita em mim, ama o Sagrado que habita em ti ...

Textos



O dia do Poeta 
O Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro.
Esta data celebra o esforçado aprendiz de poeta como eu e os maravilhosos talentos do Recanto, os profissionais, que podem (e devem) ser reconhecidos como artistas escritores, que usam a de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em textos e versos, as poesias e o que que fazem. O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais. Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, considerada como uma das Sete Artes Tradicionais.

Origem do Dia do Poeta
O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extraoficial, ou seja,
não há uma lei que regulamente e oficialize o 20 de outubro como Dia do Poeta no país. Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.
A data homenageia e lembra este momento ímpar para os
poetas do Brasil.
 
Curiosidades sobre o Dia da Poesia
Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura. Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial.  A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847.
 
Dia Nacional da Poesia
 Próximo Dia Nacional da Poesia -  31 de outubro de 2017  
O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil. A data foi criada em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira. O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná. O dia 31 de outubro remete a data de nascimento de Drummond de Andrade, conhecido por ser um dos principais nomes da segunda geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa. Antes da aprovação da lei que institui o Dia Nacional da Poesia oficialmente em 31 de outubro, esta data costumava ser celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial, desde 1977.

        #diadopoeta                                           @jumendesoficial


 
Judd Marriott Mendes
Enviado por Judd Marriott Mendes em 20/10/2017
Alterado em 20/10/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Judd Marriott Mendes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras